- Um projecto de 1969, talvez o primeiro passo que se deu para o projecto segurança dos F1.
- Uma série de empresas, juntaram-se e decidiram apresentar um projecto denominado Monolugar de segurança SIGMA.
- Algumas ideias revolucionárias apareceram neste carro, que só alguns anos mais tarde apareceram nos F1 e muitas delas nem hoje existem.
- A Mercedes e a Fiat, foram convidadas a dar uma contribuição no projecto, nomeadamente através de conselheiros técnicos.
O design do protótipo é da autoria do Designer Paolo Martin, que em 1968 era o director do Departamento de Design da Pininfarina, e que em 1967 tinha idealizado o espectacular Ferrari Dino 206C Competizione.
- A Ferrari contribui para o projecto com a cedência de um Ferrari 312, motor incluído, um V12 - 3 litros, por indicação de Enzo Ferrari.
- O F1 SIGMA nunca participou em nenhuma prova, basicamente era constituído por 2 traves longitudinais, que albergavam o motor e a cápsula do condutor, e que possuía uma rigidez impressionante para a época. Essa cápsula de sobrevivência era extremamente rígida e segura, de forma a absorver os impactos dos acidentes.
Algumas da Inovações do SIGMA:
- Chassis dividido em dois compartimentos distintos para o "cockpit" e para o motor, com estruturas deformantes à frente e a trás.
- Flancos reforçados, também com estruturas deformantes e que amorteciam os impactos laterias.
- Tanques de gasolina construídos num tipo de borracha especial maleável capaz de absorver os impactos.
- Cintos de segurança próximos do que hoje em dia se usa na F1 (só começaram a ser usados em 1972)
- Coluna de direcção telescópica.
- Tubos de gasolina reforçados com válvulas que se desligavam automaticamente em caso de impacto.
O Slot:
Sigma Grand Prix F1. Modelo "Vintage" fabricado pela Scalextric, serie limitada de 5555 unidades.
(Exemplar número: 0037/5555).
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