quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Porsche 936
- Estávamos em 1976 ano em que nasce o 936 derivado do chassis do 917 Can-am, derivado do 908,que foi ligeiramente modificado, mas conservaram-se muitos dos componentes já testados em competição como os travões e a transmissão.
- Para evitar o carácter pontudo do motor boxer de 6 cilindros do 911 RSR de 1974,
instalaram-se dois turbos KKK que permitiram uma margem de utilização muito maior,
ainda assim esta escolha não impediu um ganho de 60 cv de potência, que passou de 460cv para 520cv
- Foi com o 936 e ao vencer as 24 Horas de Le Mans que a fábrica de Stuttgart conseguiu a proeza de impor pela primeira vez um motor turbo em La Sarthe.
- Na prova apenas o Alpine-Renault A 442 de Jabouille/Tambay/Dolhem se mostrou mais rápido mas após uma hora de prova os dois Porsche “Martini” já tinham um minuto de avanço em relação a este carro e dois minutos sobre o fantástico 935 “Martini” #40.
- À chegada, só sobraram 24 carros em prova dos 55 à partida.
- Jacky Ickx e G.Van Lennep venceram com o Porsche #20 enquanto o segundo
Porsche “Martini” não chegou ao fim devido a uma avaria no motor.
Detalhes:
(N.º Chassis : 936-002)
Categoria : GR. 6 > 2000
Pneus : Goodyear F/T : 15 x 10.5 / 15 x 15
Caixa de Velocidades : Porsche rapports : 5
Velocidade Máxima Corrida : 340.000 Km/h
Travões F/T : (Disco Ventilados)
Embraiagem : Fichtel & Sachs Multidisco
Peso : 770 Kg
Amortecedores : Bilstein
Tanque : 160 Lt.
Chassis : Tubular em aluminio
Carroçaria : Plastico e poliuretano
Porsche 911/78 - 6 cilindros Boxer Central
Turbo : Duplo Turbo KKK
Válvulas : 2 por cilindro
Árvores de Cames : 2
Diametro x Curso : 83.000 x 86.000 (2142.600cc)
Potência Máx (Cv / Rpm) : 580.00 / 8500
Relação Peso Potência : 1.328 Kg/Cv
Alimentação : Injecção mecânica Bosch
Ignição : Bosch
Refrigeração : Ar
O Slot (apenas conheço o modelo da spirit, existem varias versões do 936 , feitas pela spirit, o modelo vem de caixa com componentes calibrados):
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