quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ford P68 - F3L


- P68, F3L é a sigla para (Ford 3 Litres) , carro espectacular, muito bem desenhado com aquele "ar" muito próprio dos anos 60/70, muito curvilíneo, praticamente "feminino".
- De facto os carros não se tornam “mitos“ graças apenas ao seu bom aspecto, faltaram-lhe os resultados.

- Foi apresentado como o grande sucessor do GT40, um dos mitos de La Sarthe, mas a realidade era bem diferente, possuía enormes problemas de estabilidade em altas velocidade, e o F3L era capaz de ultrapassar os 350km/h, o que o tornava quase num míssil, completamente indirigível.

- Com a retirada oficial da Ford em 68 após a FIA mudar o regulamento dos protótipos de 7 litros para 5 litros (e assim banindo o monstro Ford J de 7.000cc), o que em tese beneficiaria Ferrari e Porsche.

- Os dois principais particulares que corriam de Ford - John Wyer e Alan Mann - tomaram caminhos diferentes. John Wyer continuou a desenvolver o GT40 de 5 litros
(o que lhe daria duas vitórias sucessivas em Le Mans, 68/69 ) e Alan Mann optou pelo desenvolvimento de um novo protótipo de 3 litros, equipado com o novíssimo Cosworth de F-1. Desenhado por Les Bailey, o mais famoso especialista em aerodinâmica da época, o carro foi inicialmente designado P-68.

- Três protótipos foram construídos e embora velozes, nunca foram um sucesso nas pistas, devido a uma grande instabilidade em alta velocidade, provocada pelo excesso de downforce nas rodas dianteiras, sendo inclusive recusado por John Surtees.

- Estreou-se na Boac 500 de 1968 mas abandonou logo no início. O segundo carro ficou-se pelos treinos para os 1000 Km de Nurburgring, sendo que o outro não teve muita sorte, abandonando ainda na terceira volta. O melhor resultado do P-68/F3L viria com a pole position de Frank Gardner nos 1000 Km de Spa, batendo os carros de John Wyer.

- O carro ainda fez mais duas corridas em 68, mas acabou sempre por abandonar.

- Em 69, ainda tentou novamente a Boac 500 com uma nova versão, denominada P69 mas mais uma vez o abandono surgiu depois de apenas 14 voltas. Suprema humilhação foi a participação seguinte, a Silverstone Martini Trophy onde o motor se recusou a pegar logo na largada.

- Duas curiosidades sobre o P68-F3L: Jim Clark estava destacado para pilotar o carro na sua estreia na Boac 500 de 1968, mas preferiu disputar uma prova de F-2 em Hockenheim, onde sofreu o acidente que lhe causou a morte.

O Slot: ao que consta, parece que vamos ter um exemplar feito pela Racer e outro pela NSR, deixo-vos com as poucas imagens que existem do Futuro Slot do P68 .









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Link - Carlitos Slot

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