quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tyrrell 007 - História

Hoje trago-vos um carro da equipa do “Lenhador”, Ken Tyrrell. Vou falar-vos do Tyrrell 007, não foi o carro mais ganhador da marca Inglesa, mas como recentemente tenho dedicado algum tempo a restaurar um velho Tyrrell 007 da Scalextric, lembrei-me de partilhar um pouco da história deste bonito Formula 1 dos saudosos anos 70, onde os carros não eram todos iguais e onde os engenheiros podiam ter ideias inovadoras com resultados comprovados nas pistas.

Claramente inspirado no Lotus 72D “o carro do momento” era caracterizado por ter uma frente em cunha, radiadores colocados nos extremos laterais da carroçaria, travões colocados no chassis “de modo a centralizar o peso do carro”, estes eram alguns dos argumentos do 007 para o campeonato do mundo de F1 de 1974.

A marca Inglesa depositava bastantes esperanças no modelo 007, depois da trágica morte de F.Cervet e do abandono da competição por parte do tricapeão J.Stewart; a Tyrrell precisava de algo novo; assim o novo monolugar juntamente com os jovens pilotos J.Schekcter e P. Depailler eram a receita ideal para esquecer o ano de 1973, e entrar em 1974 com um projecto ambicioso e um novo carro capaz de os fazer subir novamente ao degrau mais alto do pódio.

O carro apenas fez a sua estreia no G.P de Espanha, e nesse mesmo ano venceu duas provas “G.P Suécia e G.P Grã-Bretanha”, ajudando a Tyrrell a ficar em 3º lugar no Mundial de Construtores de 1974. Este monolugar ainda participou no mundial de 1975 vencendo uma prova, mas as atenções estavam todas viradas para o novo e inovador Tyrrell P34, o excêntrico Formula 1 de 6 rodas. Durante 1976 e 1977 o Tyrrell 007 ainda disputou corridas por equipas secundárias que conseguiram comprar alguns dos existentes e inscreve-los nos respectivos campeonatos. Destes destaco o de Alessandro Pasenti-Rossi que usava as cores da Gulf.


Tyrrell 007
Actividade: 1974 - 1976
Designer: Derek Gardner
Motor: Ford Cosworth DFV 90º V 8, montado no meio do carro em posição longitudinal.
Cilindrada: 2993 cm3
Chassis: Alumínio
Alimentação: Lucas Fuel Injection
Peso: 588kg
Potência: 465Cv

Palmarés da Tyrrell entre os anos de actividade - 1970 / 1998

1 - Campeonato do Mundo de Construtores - 1971
2 - Títulos de Pilotos – J.Stewart – 1971 e 1973
23 - Vitórias
14 – Pole Positions
20 - Voltas Mais Rápidas
77 - Pódios

2 comentários:

Loucos por Autorama disse...

muito legal este carro e parabéns pela matéria !

Loucos por Autorama disse...

muito legal este carro e parabéns pela matéria !

Link - Carlitos Slot

Carlitos-Slot