

Claramente inspirado no Lotus 72D “o carro do momento” era caracterizado por ter uma frente em cunha, radiadores colocados nos extremos laterais da carroçaria, travões colocados no chassis “de modo a centralizar o peso do carro”, estes eram alguns dos argumentos do 007 para o campeonato do mundo de F1 de 1974.
A marca Inglesa depositava bastantes esperanças no modelo 007, depois da trágica morte de F.Cervet e do abandono da competição por parte do tricapeão J.Stewart; a Tyrrell precisava de algo novo; assim o novo monolugar juntamente com os jovens pilotos J.Schekcter e P. Depailler eram a receita ideal para esquecer o ano de 1973, e entrar em 1974 com um projecto ambicioso e um novo carro capaz de os fazer subir novamente ao degrau mais alto do pódio.


O carro apenas fez a sua estreia no G.P de Espanha, e nesse mesmo ano venceu duas provas “G.P Suécia e G.P Grã-Bretanha”, ajudando a Tyrrell a ficar em 3º lugar no Mundial de Construtores de 1974. Este monolugar ainda participou no mundial de 1975 vencendo uma prova, mas as atenções estavam todas viradas para o novo e inovador Tyrrell P34, o excêntrico Formula 1 de 6 rodas. Durante 1976 e 1977 o Tyrrell 007 ainda disputou corridas por equipas secundárias que conseguiram comprar alguns dos existentes e inscreve-los nos respectivos campeonatos. Destes destaco o de Alessandro Pasenti-Rossi que usava as cores da Gulf.

Tyrrell 007
Actividade: 1974 - 1976
Designer: Derek Gardner
Motor: Ford Cosworth DFV 90º V 8, montado no meio do carro em posição longitudinal.
Cilindrada: 2993 cm3
Chassis: Alumínio
Alimentação: Lucas Fuel Injection
Peso: 588kg
Potência: 465Cv
Palmarés da Tyrrell entre os anos de actividade - 1970 / 1998
1 - Campeonato do Mundo de Construtores - 1971
2 - Títulos de Pilotos – J.Stewart – 1971 e 1973
23 - Vitórias
14 – Pole Positions
20 - Voltas Mais Rápidas
77 - Pódios
2 comentários:
muito legal este carro e parabéns pela matéria !
muito legal este carro e parabéns pela matéria !
Enviar um comentário