sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Chaparral / Jim Hall, uma Figura e uma Marca incotornáveis.


- Chaparral Cars (1960/1980), companhia de automóveis Americana fundada por Jim Hall.

- Jim Hall, um magnata texano do petróleo que era incrivelmente criativo, alem de ser também bom piloto.
- Para muitos é um génio equiparado a Colin Chapman(Lotus).

- Ao longo da década de 60 e 70, a Chaparral teve um enorme sucesso tanto nos circuitos americanos como nos europeus. Exceptuando o primeiro carro, ainda encomendado "fora", na Troutman & Barnes e, bastante clássico, todos os outros (a série "2") são surpreendentes, fora os verdadeiramente revolucionários.
- Os seus carros mais conhecidos são: 2D,2F,2J. Mas na sua lista constam os seguintes modelos:

Chaparral 1 (1961-1963) - Biposto, cconstruído por Troutman and Barnes, o Chaparral 1 foi um carro convencional com motor dianteiro. Jim Hall correu com ele nos anos de 1961, 1962 e 1963, enquanto que ao mesmo tempo desenhava o Chaparral 2.


Chaparral 2A (1964) – Biposto com motor entre-eixos.



Chaparral 2C (1965) – Redesenho do 2A com um spoiler traseiro de acionamento hidráulico.


Chaparral 2D (1966) - FIA coupe, Carro de Cockpit fechado, desenhado para corridas de endurance. No seu palmarés esta uma vitoria em Nurburgring (1966) com Phil Hill e Joakim Bonnier. Nesse mesmo ano entrou nas 24h de Le Mans, acabando por desistir na volta nº111.




Chaparral 2E (1966) - Can-Am com um grande Spoiler


Chaparral 2F (1967) - FIA coupe com um grande Spoiler


Chaparral 2G (1967) - Redesenho do 2E,com algumas modificações aeroidinâmicas, competiu em 1968 enquanto o 2H era construído


Chaparral 2H (1969) - Can-Am, deveria ser um "streamlined coupe", modificado a pedido de John Surtees quis que o carro fosse "aberto/sem capota"


Chaparral 2J (1970) - Can-Am, participou apenas em 4 provas. Além de um poderoso motor de 700 cv, e uma transmissão de três velocidades semi-automática, a parte posterior do 2J tinha alojado duas turbinas de 17 polegadas. O objectivo das turbinas era "sugar" o ar da parte debaixo do carro e impulsioná-lo para a traseira do carro. Isto deu ao carro um tremendo poder, que não podia ser alcançado pela simples aerodinâmica ou por dispositivos as asas e os difusores.
Foram estas turbinas que fizeram com que o 2J fosse banido das corridas.

Os seus adversários, nomeadamente a McLaren alegavam que as turbinas podiam projectar pedras e ferir os outros participantes.

Chaparral 2k (1980) – Projectado por John Barnard (projectista famoso por ter feito alguns Ferrari F1 campeões do mundo), este carro venceu as 500 milhas de Indianapolis em 1980 pilotado por Johnny Rutherford.


No seu role de criações a Chaparral deixou-nos com coisas como :
- Efeito de solo
- Spoilers móveis
- Spoilers altos
- Chassis compósito
- Caixa automática (cortesia da GM)
- Eixo traseiro semi-rigido

Assim os "pássaros brancos do Texas" são uma lição de
"ir onde ainda ninguém tinha ido".

Jim Hall e Chaparral são uma figura e uma marca incontornáveis.

Várias Fotos(Can-Am e LeMans):








Chaparral em Slot:
Existem marcas tão variadas como a MRRC, SuperSlot,Racer ,Revell a fazer as replicas dos modelos da Chaparral, aqui vos deixo alguns exemplares.




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1 comentário:

Arvell disse...

para mim o modelo 2d é o de eleição, gosto muito das linhas do carro, os outros modelos nem por isso.

Link - Carlitos Slot

Carlitos-Slot