terça-feira, 12 de maio de 2009

Ferrari 512


- Depois de vencer 12 títulos em 16 possíveis “Campeonato Mundial de Construtores - Grupo 6” a Ferrari comunicou que em 1968 não participaria no novo campeonato renomado “Sport Protótipos”, em forma de protesto contra os novos limites impostos pela FIA, motores restritos a 3000cm3, entre tanto o Porsche 917 ia somando vitórias. A Ferrari incomodada com esta situação apressou-se a construir um protótipo para combater o seu rival, assim cerca de um ano depois de ter abandonado as pistas estava de regresso com o F512S


- Desde cedo este modelo revelou-se competitivo apesar do atraso em relação ao seu rival. Diversas transformações foram rapidamente introduzidas, e nas sessões de treinos do primeiro confronto oficial, as 24 horas de Daytona, ambos os protótipos pareciam estar ao mesmo nível. Mas a corrida veio a revelar a falta de robustez do Ferrari fruto da sua preparação acelerada, e da precocidade do projecto. Porém, com o tempo o 512 S veio a revelar-se uma máquina temível sobretudo nas mãos de Pilotos como Jacky Ickx, Mario Andretti ou Arturo Merzario.
Em 1971 apenas o vimos correr em equipas privadas. O tempo de vida do 512 foi fugaz; foi presumivelmente um erro, uma quimera. Mas se assim não fosse não existiria este belíssimo automóvel, talvez um dos protótipos mais elegantes que a marca produziu.
Se o Porsche 917 foi o último dos monstros, o 512 foi o derradeiro dos protótipos.


Slot: Que eu conheça existem duas marcas que fabricam ou fabricaram este modelo na sua versão curta e na versão "cauda longa" , são elas a Fly e a Spirit, a Fly fez ainda alguns modelos do 512S versão Spyder.

Detalhes:
Ferrari 261 C "versão de Le Mans" - 12 cilindros em V a 60º Central - Atmosférico
Válvulas : 4 por cilindro
Árvores de Cames : 2
Diâmetro x Curso : 87.000 x 70.000 (4993.530cc)
Taxa Compressão : 11.5:1
Potência Máx (Cv / Rpm) : 550.00 / 8500
Relação Peso Potência : 1.718 Kg/Cv

Ps: Apesar de teoricamente ter um motor superior ao do Porsche, o Ferrari pecava pelo facto de não usar um monocoque em alumínio como o Porche o que lhe conferia um peso total de mais 100kg, alem disso a marca alemã sempre se mostrou mais robusta e fiavel.














Le Mans Filme de Steve McQueen - Podemos ver várias vezes o 512 "Cauda Longa" no mítico duelo com o 917.

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