
A minha última aquisição foi um Jaguar XK120 da Ninco, só dei 2 ou 3 voltinhas na pista de casa, pareceu-me muito interessante, gostei muito. Parece ter potencial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Jaguar esteve impossibilitada de produzir automóveis, para colaborar no esforço de guerra britânico.
No final da Gerra a fábrica voltou à sua actividade normal, contudo apenas com modelos desenvolvidos no pré-guerra, sem novidades.

Em 1948 a marca concluía o desenvolvimento de um novo chassis, cuja principal inovação era a suspensão independente na frente, e de um novo motor, baptizado de XK. Nome que vem da designação adoptada pela Jaguar durante a guerra. Todos os motores desenvolvidos nesse período recebiam a letra X, de experimental, e a letra seguinte correspondia à sequência dos motores, que no caso foi K.
O motor tinha seis cilindros em linha, 3.442 cm3 e carburadores duplos SU.
Foi o primeiro motor em série a possuir câmaras de combustão hemisféricas e duplo comando de válvulas. As grandes virtudes deste motor estavam na confiabilidade e a resistência. Entre as desvantagens, o XK se mostrava-se bastante complexo em manutenção.

Capaz de gerar 160 cv de potência às 5.100 rpm. Havia sido inicialmente concebido para equipar um sedã, o Mark VII, que contudo não estava pronto e só sairia das linhas de montagem em 1950. A Jaguar tinha então um chassi excelente e um motor espetacular mas nenhum carro para utilizá-lo, muito menos um carro desportivo. Foi assim que em 1948 foi apresentado o Jaguar XK120 no Earl's Court Motor Show, em Londres. Grande Parte do carro já era feita em alumineo, tornando-o relativamente leve, a sua designação 120, vem da sua capacidade de chegar às 120 mph, o que o tornava no carro de serie mais veloz da altura.

Detalhes:
Produção - 1948 a 1954
Antecessor - Jaguar SS 100
Sucessor - Jaguar XK140
Motor: 3.400cc XK - 6Cilindos - 160Cv
Tracção Traseira c/ 4Velocidade
Slot(alguns modelos da ninco):




Sem comentários:
Enviar um comentário