terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Porsche 906 / Carrera 6



Em 1966 surge o Porsche 906 mais conhecido por Carrera 6, com um grande "vidro" traseiro a mostrar o motor boxer de seis cilindros com 1991cc , debitava 210cv às 8000 rpm, com uma velocidade máxima de cerca de 270km/h, refrigerado a ar, invertido em relação ao do 911 de rua para que ficasse à frente do eixo traseiro. Por dentro era intrigante a presença de dois bancos, uma exigência do regulamento da FIA, Federação Internacional do Automóvel, por se tratar de um coupe.

Tem como característica principal, o ser extremamente baixo, tendo menos de um metro de altura, e a abertura das portas tipo “asas de gaivota” .


Como curiosidade há que referir que foi o primeiro Porsche projectado por Ferdinand Piëch, que foi mais tarde presidente do Grupo VW. Há que ter em conta que este carro já foi desenvolvido com a ajuda do túnel de vento.
Foram produzidas 65 unidades "ditas civis" do 906 para que este fosse homologado para o Grupo 4.

Em 66 venceu na classe 2.0-litros:

24 Horas de Le Mans, sendo o 4°. Classificado na geral
24 horas de Daytona
12 Horas de Sebring
Targa Florio.





Em Portugal existiram vários Porsche Carrera 6, que dominaram o CNV entre 1969 e 1972. Carlos Santos e Américo Nunes foram os nossos campeões de 906, mas João Posser de Andrade Villar, Joaquim Filipe Nogueira, Nicha Cabral, Artur Passanha, Herculano Areias, Mané Nogueira Pinto, Miguel Lacerda, Robert Giannone e Álvaro Parente foram outros dos utilizadores dos 906.

O Slot:
A Fly comercializa varias versões do 906, é um carro relativamente fácil de encontrar.













Sem comentários:

Link - Carlitos Slot

Carlitos-Slot