1967, Paxton STP Turbine Car aka ("also known as") "Guppy Grávido"
- Hoje vou deixar-vos com um modelo no mínimo “inovador”.
- Este revolucionário carro de corrida, foi projectado para a mais prestigiada corrida em solo Americano as 500 Milhas de Indianápolis de 1967
- O carro foi na sua maioria construído em casa pelo próprio Granatelli, de modo a mantê-lo longe dos olhares indiscretos.
- Um carro muito desenvolvido para a sua época, era alimentado por uma turbina a gás, posicionada de um dos lados do chassis, e do lado posto estava o cockpit, a cobrir o carro estava uma carroçaria de alumínio.
- Nas 500 Milhas de Indianápolis de 1967 , a sua corrida inaugural o STP Paxton foi pilotado por Parnelli Jones e liderou durante 171 voltas. Na volta 196 o carro teve que ir as boxes acabando por abandonar com um problema num rolamento, foi uma grande desilusão para toda a equipa quanto estavam apenas a 7 milhas de terminar a prova, seja como for este carro marcou pela diferença e mostrou todo o seu potencial acabando mesmo assim por fazer historia.
O Slot
- Quero agora deixar-vos com a réplica feita pelo Carlos Moura ao qual agradeço desde já a colaboração para que eu pudesse partilhar aqui com todos vós um pouco da historia do STP Paxton e dar vos também a conhecer o modelo de slot feito por ele, que é simplesmente maravilhoso, tanto no aspecto estético como dinâmico.
O carro foi feito com uma carroçaria de fibra de vidro com mais de 20 anos da Betta Classics (???)
Jantes e pneus são dos Nincos de F1, o motor, transmissão e patilhão eram de um kit PCS32 e a cabeça do piloto é da Maxi-Models. Tudo o resto é Evergreen e clips.
Sem comentários:
Enviar um comentário