quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ken Miles



Agora que as ordens de equipa parecem estar na baila quero partilhar um pequeno episódio que roubou a um grande piloto a hipótese de ser ter tornado numa lenda. Ken Miles, um nome pouco conhecido da maior partes das pessoas, este senhor podia ter-se tornado no primeiro piloto a vencer num ano as 3 grandes provas de resistência da década de 60: Sebring , Daytona e Le Mans.

Nasceu a 1 de Novembro de 1918, serviu durante a II Gerra Mundial onde foi sargento numa divisão de Tanques, no final da guerra tornou-se piloto de automóveis e pilotou para a Bugatti, Alfa e Frazer-Nash.

Miles tornou-se conhecido por vencer 14 corridas ao volante de um MG Special, o que fez com que C.Shelby o convidasse para ser piloto do seu emblemático e jovem carro “AC Cobra” ; além de ser um excelente piloto de corrida tornou-se num exímio afinador de carros, o que fez dele um dos pilotos de eleição de Shelby.


Quando é dado a Shelby o desafio de desenvolver o Ford Gt 40 Mk I uma das primeiras coisas que lhe passou pela cabeça foi em levar logo o seu amigo Ken Miles para piloto de testes, e assim foi, convenceu Henry Ford II a levar Miles para a equipa. Miles fez todo o programa de desenvolvimento do Ford Gt 40 Mk II . Depois dos desaires dos anos anteriores, 1966 era o ano decisivo para a Ford.
Ou o Ford Gt40 era capaz de vencer a Ferrari ou o projecto da Ford seria cancelado, pois estava a tornar-se num poço sem fundo, nunca ninguém tinha investido tanto no desenvolvimento de um carro de corridas, mais que um desafio, vencer a Ferrari tornou-se numa obsessão, exemplo disso é este pequeno exemplo:

A Ford conseguiu registar através de um sistema computacional bastante desenvolvido para a época, registar 2 ou 3 voltas em situação de corrida; mais tarde usou esses registos para os inserir num banco de testes que testava motor, caixa, travões, repetidamente como se estivem numa situação de corrida; as ordens eram para que cada conjunto fosse submetido a 48h de simulação de corrida e cada vez que surgisse um problema o teste devia recomeçar do Zero.

1966 , Ken Miles vence as 24h Daytona tornando-se a 1ª vitória numa prova de resistência para a Ford e para o seu carro. Umas semanas mais tarde Miles corre em Sebring e domina a concorrência, obtendo mais uma vitória.
Faltava agora a cereja no topo do bolo, a vitória na maior e mais dura corrida de automóveis do mundo, Le Mans.

A Ford dominou por completo a edição de 1966, aproveitou também o facto de Surtes ter batido com a porta à Ferrari uns dias antes da corrida, mas mesmo assim estava na frente da corrida com todo o mérito. A poucas horas do fim Henry Ford II entra pelas box da equipa e manda chamar Shelby e pergunta-lhe o que é que ele acha dos 3 carros cortarem a meta em simultâneo, podendo dar um empate técnico, e revertendo isso numa enorme campanha publicitária pois nunca tal episódio tinha acontecido. Shelby, por seu lado disse que não concordava e que a vitória deveria ser do carro que estava na frente o carro de Miles e Denis Hulme com 1 volta sobre Chris Amon e Bruce McLaren; mas Henry Ford II foi insistente e Shelby pediu a Miles no seu último abastecimento que abrandasse o ritmo e deixasse os outros 2 carros da Ford se aproximarem pois o patrão queria um empate técnico. Miles, não disse qualquer palavra e partiu novamente para a pista, Shelby não sabia com o que contar, tinha dúvidas sobre a obediência às ordens de Henry Ford II.
Assim que Miles voltou a passar na recta da meta notou-se pelo tempo da sua volta que ele tinha abrandado o ritmo e que ia concordar com o empate.
No final da prova os 3 carros cortam a meta separados por poucos metros, mas ao contrário daquilo que se esperava não existiu um empate técnico.

A vitória foi para Chris Amon e Bruce McLaren pois segundo os comissários, tinha sido o carro que partiu mais a trás na grelha de partida, e assim segundo os regulamentos foi o carro que percorreu a maior distância em 24h. E assim a vitória em Le Mans escapa a Ken Miles , e escapa-lhe também a hipótese de fazer história.

Classificação Le Mans 1966:



A 17 de Agosto de 1966, Ken Miles encontrava-se na Califórnia no circuito de Riverside a testar uma nova evolução da Ford, desta vez a versão J do GT40, quando o carro levanta voo e capota dando várias voltas sobre si próprio, Miles teve morte imediata.
Assim se perdeu uma lenda do desporto automóvel que estava pronto para fazer história em 1967.

Shelby vive até hoje com um enorme sentimento de culpa por não ter deixado Miles vencer Le Mans, e em sua homenagem criou uma bolsa de estudo numa faculdade do Texas, bolsa essa com o nome de Ken Miles.

Em 2001, Ken Miles foi nomeado para o Motorsports Hall of Fame of America.




1966 - Daytona 24h


1966 - Sebring 12h








Le Mans - 1966


Ken Miles e Bruce McLaren



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